segunda-feira, 26 de março de 2012

Ação no Paraná homenageia lutadoras assassinadas pela ditadura


Com muita mística, música de dois grupos latino-americanos e poesia, o ato em Curitiba conseguiu sensibilizar os passantes no centro da cidade para a urgência da instalação da Comissão Nacional da Verdade, e para o dia de lançamento da Comissão no Paraná (12 de abril).
Esse foi o tom das falas dos representantes das diferentes organizações que compareceram ao ato, em defesa de uma Comissão para apurar os crimes daquele período que ainda estão expostos. Sindicalistas, entidades de direitos humanos e jovens ressaltaram a importância da Comissão.
Foram recordados os nomes e a vida das lutadoras do povo Helenira Resende (militante do PC do B assassinada) e de Maria Aurora do Nascimento Furtado (militante da ALN, brutalmente torturada até a morte). Principalmente, as organizações fizeram a denúncia de nomes responsáveis pela tortura no Paraná, tais como Major Lins Zuerzee, Capitão Fernando José Vasconcellos Krueger, Delegado Ozais Algauer, Tenente Paulo Avelino Reis.
Em suma: um momento de unidade entre diferentes militantes, que não deixaram de dizer que até as pedras gritam por nossos mortos e pela nossa fome de justiça. Na quinta-feira (29), os participantes concordaram em reunir-se de novo no centro em manifesto contra os militares que pretendem comemorar o golpe de 64, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário