segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Caminhada da 63ª Caravana da Anistia



Nos dias 25 e 26/10 aconteceu em Curitiba a 63ª Caravana da Anistia, que contou com intensa programação desde julgamentos dos processos de pedido de anistia política até lançamento de livros e documentário. Na tarde chuvosa do dia 25, foram inaugurados os marcos do pátio da Reitoria, do Prédio Histórico da UFPR e da Boca Maldita, que fazem parte do Caminhos da Resistência. A chuva parecia querer lavar todo sangue derramado por lutadores e lutadoras do povo nesse período tão triste de nossa história, a Ditadura Militar. O Levante popular da Juventude, que integra o Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça participou desse processo com muita animação, relembrando e fazendo nossa a luta dos que tombaram.

Lembramos ainda, daqueles que serviram ao regime repressor, como é o caso do ex-reitor da UFPR, Fávio Suplicy de Lacerda, que foi um dois reitores biônicos a serviço da ditadura. Seu busto ainda se encontra no pátio da Reitoria da UFPR. Em um ato simbólico, cobrimos sua cabeça representando que não queremos os legitimadores da repressão ocupando os espaços públicos!
Mesmo passado tanto tempo e muitos de nós não terem vivido a ditadura militar, essa é uma luta nossa. Só conhecendo o nosso passado é que compreendemos a nossa realidade e podemos projetar um futuro de liberdade e protagonismo. Para que não se repita, não esqueceremos jamais!
Levante-se pela Verdade, Memória e Justiça!













  


Nenhum comentário:

Postar um comentário