quinta-feira, 13 de setembro de 2012

II Assembleia Popular da Juventude do Paraná


Iniciamos a nossa II Assembleia Popular da Juventude do Paraná em clima de luta, no Grito dos Excluídos 2012, que tinha como tema “Quermos um Estado a serviço da nação! Que garanta direitos a toda população!” e aconteceu no dia 07 de setembro. Lá, mostramos toda a animação e disposição de uma juventude que luta para enfrentar os vários problemas vividos nos bairros. Com nossa batucada, nosso rap, com a força e a belaza do projeto popular, mostramos que o jovem no Brasil deve ser levado a sério!
Ainda no dia 07 chegamos ao nosso acampamento em Almirante Tamandaré e iniciamos a nossa Assembleia com uma mística belíssima relembrando nosso eterno comandante Che Guevara, no qual depositamos nossos sentimentos e intenções para os próximos dias de construção.
Nos dias 08 e 09, estudamos e debatemos sobre as diversas realidades da juventude brasileira, no campo, como estudante e nas periferias urbanas. E percebemos, que apesar de realidades diversas, enfrentamos os mesmo problemas causados por uma sociedade desigual e dividida em ricos e pobres e que só nos organizando para viver e para lutar conseguiremos superar essa ordem social, na qual o individualismo reina. Conhecemos o Projeto Popular para o Brasil como alternativa possível e que cabe principalmente à juventude construir, tornando-se sujeito de sua história, fazendo da política e da realização do novo mundo mais do que uma utopia.
Realizamos várias oficinas de agitação e propaganda e nos instrumentalizamos para construir a nossa própria comunicação, através da música, do teatro, do muralismo, etc. Mostrando, assim, que podemos construir a nossa própria arte libertadora!
Isso tudo com muita animação e místicas que relembraram os lutadores e as lutadoras do povo brasileiro como Pagu e Marighella. Por falar em Pagu, reafirmamos a necessidade da construção de um feminismo popular, que empodera as mulheres jovens e desconstrói o machismo dentro e fora do Levante.
A II Assembleia Popular da Juventude contou com a participação de cerca de 200 jovens de Curitiba, Pinhais, São José dos Pinhais, Araucária, Guarapuava, Londrina, Cascavel, Irati, Foz do Iguaçu e de vários movimentos, como MST, Pastoral da Juventude, Fórum da Juventude Negra e Ciranda. Foi resultado de um processo de construção permanente junto a juventude e que se mostra como apenas mais uma estação desse trem que continuará sua caminhada até que tenhamos um mundo livre e humano! Voltamos pra casa, cheios de esperança e com o compromisso de realizarmos o grande Levante Popular da Juventude!

Se a juventude é a arma, você é munição!
A luta é necessária pra fazer revolução






























Nenhum comentário:

Postar um comentário